sexta-feira, 28 de maio de 2010

ALERGIA À PROTEÍNA DO OVO

O ovo é o segundo alimento que mais causa alergia no Brasil, perdendo apenas para o leite. Os alimentos frequentemente envolvidos na alergia são os que possuem alto teor de proteínas.
A alergia é uma reação do sistema imunológico, que cria anticorpos contra proteínas e passa a atacá-las quando ingeridas. Atua diretamente nos mastócitos, provocando a liberação de histamina, o que provoca os sintomas alérgicos.
Herança genética, idade, hábitos alimentares, hereditariedade, exposição ao alimento, permeabilidade gastrointestinal e fatores ambientais são alguns dos motivos que podem levar o indivíduo a desenvolver alergia alimentar.
A maioria dos alimentos pode desencadear uma resposta alérgica, mas, a preparação, o cozimento e a ação do ácido digestivo e das enzimas destroem este potencial. Os alimentos frequentemente envolvidos na alergia são os que possuem alto teor de proteínas. A proteína causadora de alergias encontrada no ovo é a albumina presente na clara, mas como é impossível separá-la da gema é necessário retirar os ovos totalmente da dieta, inclusive os alimentos em que ele aparece em pequenas quantidades.
O ovo de galinha é um excelente exemplo de produto bem protegido por seus parâmetros intrínsecos. Externamente, um ovo fresco apresenta três estruturas, as quais impedem a entrada de microrganismos de modos diferentes: a membrana cerosa externa, a casca e a membrana interna da casca. Internamente, a lisozima está presente na clara, que também contém avidina, que forma um complexo com a biotina, tornando essa vitamina indisponível para os microrganismos. A conalbumina forma um complexo com o ferro, suprimindo a sua utilização pelos microrganismos. A ovoflavoproteína retém riboflavina (vitamina B2), já a ovotransferrina parece ser a substância inibitória da clara do ovo que inibe a Salmonella Enteritidis. Por outro lado, os nutrientes contidos na gema e o seu pH (cerca de 6,8) fazem com que ela seja uma excelente fonte para o crescimento da maioria dos microrganismos.
Os sintomas começam a aparecer de trinta minutos à uma hora de ingestão. Na pele, aparecem placas vermelhas que coçam; falta de ar; tontura; alterações dos vasos sanguíneos; edema de mucosas (lábios, pálpebras e glote); pode levar a uma queda rápida da pressão arterial, constrição dos brônquios pulmonares e choque anafilático.
Pessoas alérgicas a albumina devem evitar produtos que contenham as seguintes substâncias descritas nos rótulos: Albumina, Ovomucóide, Ovoalbumina e Lisozima.
 
Alguns Alimentos Permitidos para o alérgico:
1)Biscoito sem lactose e Ovos (tipo Sequilhos)
2)Achocolatado se Soja (Naturis)
3)Biscoito de Chocolate Sem Lactose e Ovos
4)Macarrão de Arroz Urbano - Fuzzilli sem ovos
5)Macarrão de Arroz Urbano - penne sem ovos
6)Maionese Vegetal sem ovos.

Alguns Alimentos Proibidos para o alérgico: 
1)Sorvete
2)Suflês
3)Pão-de-ló
4)Mousses
5)Empanadas
6)Macarrão
7)Panquecas
8)Bolachas
9)Bolos
10)Pão de queijo.

Dicas: Os ovos quando utilizados em preparações, tem um mero propósito de conferir liga as massas. Podemos substituir cada ovo da receita por 2 colheres (sopa) de água, 1 colher (sopa) de óleo vegetal ou 30g de tofu.
Em receitas cujo o propósito seja realizar uma mucilagem com ovos, os mesmos podem ser substituídos por 1 colher (sopa) cheia de sementes de linhaça trituradas, com 1/2 xícara (café) de água.
Em bolos podemos substituir o ovo também por uma lata de refrigerante, deixando-o 5 minutos a mais no forno, para que seque todo o líquido.
 
Fontes:
ABBAS, Abul K. MBBS; LICHTMAN, Andrew H. Imunologia Básica: Funções e Distúrbios do Sistema Imunológico. 2ª ed. Elsevier,2007.
NETO, Faustino Teixeira; Nutrição Clínica. Guanabara Koogan S.A 2003.Rio de Janeiro. 519 p.
JAY, James M. Microbiologia de Alimentos. 6. ed. Porto Alegre: Artmed, 2005. p. 184-187 544-557
http://www.sosalergia.com.br/

20 comentários:

  1. parabéns!!! mto legal esse blog!!!

    ResponderExcluir
  2. Alguem sabe me dizer se quem tem alergia a gema do ovo pode comer a clara?! ja que nao se tem como separar a clara da gema totalmente?! obrigada

    ResponderExcluir
  3. Olá,
    A minhas reacções à ingestão de ovo são um pouco diferentes daquelas que vejo descritas em todas as fontes de informação. O que me ocorre é dor de cabeça que surge entre 8 a 12 horas após a ingestão de alimentos que aqui são apontados como susceptíveis de induzir reacção. Essa manifestão ocorre com mais intensidade durante a noite e é acompanhada de sonolência acrescida.
    Neste momento em que escrevo são 5h e 23 minutos. Acordei com cefaleia e tenho que evitar deitar-me nas próximas horas. Perco horas de sono com frequência.
    Paulo Carvalho
    Conhecem alguém com este tipo de reacção?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá, os mesmo sintomas que você descreveu aconteceram comigo até perceber que eu não poderia ingerir.

      Excluir
  4. Parabéns , gostei da dica !!! abraço

    ResponderExcluir
  5. Descobri há pouco que meu filho tem alergia à albumina. Acredito que esse site me vai ser muito útil como referência na mudança de alimentação dele. Parabéns e obrigada.

    ResponderExcluir
  6. Obrigada pelas informações, descobri que meu filho de 6 anos tem alergia a proteína do ovo. Visitarei sempre o blog. Parabéns!!!

    ResponderExcluir
  7. Muito legal, sou alergica a albumina e leite, sinto falta de ar minutos depois da ingestão,com irritação nos olhos ouvido e garganta
    e espirros ai fico cansada ai é ir direto pro hospital

    ResponderExcluir
  8. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  9. Tenho alergia a ovo, mais diferentemente dos sintomas citados acima, a minha reação alérgica é diferente assim que como o ovo, meus olhos fica coçando e logo logo vão se fechando , como se fosse rosto de japoneses e chineses.. kkk e em questão a alimentação eu como de tudo.. por exemplo bolos ,salgados entre outros que são a base de ovo não tenho reação alguma, agora se eu comer ovo branco , codorna , de capoeira seja qual for ai sim vem na hora a reação...

    ResponderExcluir
  10. olha tenho minha filha 3 anos sofre de uma alergia nas articulacoes e no pescoco.
    e e alergica em ovos e coco o que faco ja fui ao medicos nada peco ajuda
    luis miguel
    Mocambique
    Emil. luisfigdo@yahoo.com.br

    ResponderExcluir
  11. peco ajuda
    e dificil ver a miuda sofrendo comixao
    zinho

    ResponderExcluir
  12. Meu filho tem alergia a proteina do leite e do ovo, e isso causa esofagite eosinofilica, alergia no esofago... Alguem ja teve isto?
    rita_cmm@hotmail.com

    ResponderExcluir
  13. Obrigada. Meu bb tem alergia a leite e ovo. Fica bem difícil as coisas.

    ResponderExcluir
  14. é assim mesmo , depois agente aprende conviver,eu aprendi até fazer "chocolate" a meu modo e claro, alguem ai quer a receita?

    ResponderExcluir
  15. Alem da alergia a leite e ovo, não tomo cafe, coca cola, suco artificial desses de pacote nem como acucar branco crua sinto muito mal, alguem ai tem algo pareciso ou alguma imformação que possa me ajudar?

    ResponderExcluir
  16. Hi, just a moment back I was searching for the information on the Alergias and now I am here. So much information, really well executed blog. This is really informative and I will for sure refer my friends the same. Thanks

    ResponderExcluir
  17. A clara pode ser separada da gema sim! So cozinhar o ovo e dps separá-los, manualmente!

    ResponderExcluir
  18. http://alergiaaproteinadoovo.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  19. valeu pelo excelente post, no momento estou ainda com as placas avermelhadas nas mãos que ainda nao sairam, elas coçam e ficam vermelhas, é muito chato essa reação. Descobri que era por causa da ingestão de ovo, adoro ovos e semana pasada eu comi uns 4 durante a semana mas não aconteceu nada mas quando foi no ultimo sabado fui comer aquele macarrão de domingo e pra minha surpresa meia hora depois apareceram as placas vermlhas no dorso das mãos e em um dos dedos, desconfiei q poderia ser o ovo e pesquisando no google achei seu blog que me trouxe essa confirmação!....Ótimo texto...esclarecedor..parabens!!

    ResponderExcluir