quarta-feira, 9 de junho de 2010

ALERGIA À PROTEÍNA DO LEITE DE VACA

A alergia à proteína do leite é a de maior prevalência dentre as que são registradas no Brasil. As proteínas são cadeias curtas ou longas de aminoácidos unidos por ligações peptídicas. A alergia alimentar ao leite de vaca é uma entidade clínica resultante da sensibilização (irritação) das vilosidades intestinais de um indivíduo a uma ou mais proteínas do leite como a beta-lactoglobulina, a caseína, a globulina sérica e a albumina sérica. Os sintomas mais freqüentes manifestam-se no trato gastrointestinal, trato respiratório e pele. As manifestações clínicas incluem prurido nos lábios, língua ou palato, lacrimejamento, diarréia, náusea, dor abdominal, angiodema, bronco espasmo e constipação intestinal. O diagnóstico consiste em eliminar o leite de vaca e também todos os seus derivados da dieta do indivíduo. Se os sintomas inicias cessarem está devidamente constatado o caso de alergia ao mesmo. É importante não ingerir leite e seus derivados quando apresentar esta alergia, estar atento quanto à composição dos alimentos industrializados, verificando sempre o rótulo antes do consumo.



Alimentos Permitidos e Proibidos:

Alimentos que devem ser utilizados:
1)Bebibas à base de soja (Soymilke Ômega, Soymilke Morango lata)
2)Fórmulas com proteína do leite hidrolizada (Nan HÁ (Nestlé), Alfaré (Nestlé), Pregestimil (Mead Johnson), Pregomin (Suport).

Outra forma de complementar o tratamento ao leite de vaca é o uso de suplemento vitamínicos e minerais que devem ser prescritos a fim de que seja oferecida uma dieta isenta do componente alergênico, mais nutricionalmente adequada. Atentar para a freqüente possibilidade de associação a outros alergenos tais como ovo, soja entre outros.

Alimentos que devem ser evitados:
1)Leite de vaca
2)Margarina, Manteiga
3)Queijos em geral
4)Iogurtes em geral
5)Chocolate, Creme de leite, Leite condensado
6)Sorvetes
7)Sopas prontas/ instantâneas cremosas, patês (pode conter caseína)
8)Salsichas (pode conter proteínas do leite) entre outros
Muita atenção para a leitura de rótulos e verificação da presença de leite e derivados na composição dos alimentos.

Fontes:
SDEPANIAN, V.L. et al. Desempenho de pais de crianças em dieta exclusão de alimentos industrializados come sem leite de vaca. Jornal de Pediatria. Outubro de 2007. Disponível em http://www.scielo.br/
KODA,Y.K.L., BARBIERI, D. Alergia à proteina do leite de vaca. Disponível em Http://www.pediatriasaopaulo.usp.br (Revisões e Ensaios). Publicado em 19 de Janeiro de 1984.

2 comentários:

  1. fascinante!!!!! Maravilhoso!opsssss!! To exagerando; muito rico em informaçoes. Parabéns, vc foi profundo no assunto.

    ResponderExcluir
  2. bom dia!!! bem legal o blog! gostei das receitas!! tb tenho um site somente com receitas sem glúten e sem lactose, serão bem-vindos por lá!!! o end é http://www.semglutensemlactose.com

    abração a todos e parabéns!

    ResponderExcluir