sexta-feira, 28 de maio de 2010

INTOLERÂNCIA A LACTOSE

A intolerância a lactose acontece quando há uma diminuição na quantidade da enzima lactase ou quando a mesma não é produzida. Essa enzima decompõe o açúcar do leite em carboidratos mais simples. Com a diminuição da mesma, há uma inabilidade do organismo para digerir o açúcar do leite, a lactose. Os indivíduos intolerantes à lactose, apresentam problemas digestivos de grau variável após a ingestão de leite ou de seus derivados.
A lactose é um açúcar (carboidrato) classificado como dissacarídeo porque é formada pela união de dois açúcares menores, uma glicose e uma galactose. A lactose é o principal carboidrato encontrado no leite e nos seus derivados. Após consumir esse tipo de produtos, algumas pessoas podem sentir desconforto gastrointestinal. Em geral, tais sintomas são percebidos como um simples mal-estar.
Com a baixa atividade da lactase, o organismo tem dificuldade para absorver esse açúcar contido no leite ingerido, o que aumenta a concentração da lactose no intestino delgado e consequentemente atrai mais líquido para o interior do mesmo, deixando as fezes mais líquidas e causando alguns desconfortos gastrointestinais, como: diarréia, distensão abdominal, gases, flatulência, inchaço, cólica abdominal, sensação de mal-estar e empachamento (abdômen cheio). O gás se forma no intestino grosso como subproduto da ação das bactérias sobre os alimentos não digeridos. A distensão intestinal causada pelos gases produz dor abdominal, que pode ser semelhante a uma cãibra ou cólica. Normalmente esses sintomas são apresentados de 30 minutos a 1 hora após a ingestão de produtos que contenham lactose.
Há três tipos de Intolerância à Lactose, que são decorrentes de diferentes processos, são eles: deficiência congênita da enzima, diminuição enzimática secundária a doenças intestinais e deficiência primária ou ontogenética. O primeiro tipo é um defeito genético muito raro, no qual a criança nasce sem a capacidade de produzir lactase. Como o leite materno possui lactose, a criança é acometida logo após o nascimento. O segundo tipo é bastante comum em crianças no primeiro ano de vida e ocorre devido à diarréia persistente, pois há morte das células da mucosa intestinal (produtoras de lactase). Assim, o indivíduo fica com deficiência temporária de lactase até que estas células sejam repostas. Estatisticamente, o terceiro tipo é o mais comum na população. Com o avançar da idade, existe a tendência natural à diminuição da produção da lactase.
O diagnóstico pode ser feito por métodos diretos e indiretos. Os métodos diretos incluem a medida da dissacaridase na mucosa e técnicas de perfusão intestinal. Os indiretos constituem os testes respiratórios, como o teste do hidrogênio, a medida do CO2 expirado após ingestão de C-lactose e a medida da radioatividade expirada após ingestão de C-lactose. Também incluem os testes séricos de tolerância à lactose, medindo a variação da glicemia após ingestão oral de 50g de lactose.
Não há tratamento para aumentar a capacidade de produzir lactase, mas os sintomas podem ser controlados pela dieta. A maioria dos jovens e adultos não precisa restringir a lactose completamente. As pessoas possuem diferentes níveis de intolerância à lactose. Os iogurtes normalmente não causam sintomas, já que as bactérias presentes nas suas fórmulas (lactobacilos) produzem lactase suficiente para a digestão da mesma. Uma outra opção bastante comum é o uso de cápsulas de lactase, um suplemento alimentar que auxilia na digestão desta enzima.
    
Alimentos Permitidos:
1)Cacau em pó - Mãe Terra,
2)Creme de leite de soja (Batavo)
3)Doce de soja Soymilke
4)Bebida Láctea Zymil Sabores – Parmalat
5)Chocolate Talento Intense Amêndoas – Garoto 6)Chocolate Nestlé Classic Zero – Nestlé
7)Queijo Minas Padrão – Fazenda Carnielli,
8)Sopas Instantâneas – Ferla
9)Geléia hibiscu
10)Iogurte à base de soja ou que contenha lactobacilos
11)Biscoitos Recheados BreakUp – Arcor
12)Sorvetes sem lactose – Amoratto Sorvetes
13)Bolacha de água e sal
14)Chantilly Vegetal
15)Pão de forma integral
16)Carnes em geral
17)Biscoitos integrais
18)mostarda, maionese caseira
19)Massas, queijo tipo Tofu
20)Cereais matinais
21)Doces em calda.
22)Leite condensado de soja 
23)Cookies integrais Jasmine - sabores: cacau, coco, café, castanha do pará, frutas cítricas, papaia com cassis. 

Alimentos Proibidos:

1)Leite e derivados
2)Cappuccino,Ovomaltine
3)Goma de mascar
4)Creme de leite integral,Chantilly
5)Barras de cereais com cobertura de chocolate
6)Maionese industrializada
7)Achocolatados
8)Pães para cachorro quente
9)Cheeseburguer ,10)Sopa creme instantânea Nissin Lámen, 11)Temperos em pó / tabletes ,12)Biscoitos recheados, 13)Risoles ,14)Vitaminas e preparações de sais minerai,15)Misturas para bolos, 16)Purê de batatas, 17)Licores cremosos.

Fontes:
TÉO, C.R.P.A. Intolerância à lactose: uma breve revisão para o cuidado nutricional. Arq. Ciências saúde UNIPAR, Paraná, v. 6, n. 3, p. 135-140, set./dez, 2002.

2 comentários:

  1. Tudo de mais gostoso nao pode. Me matem logo!

    ResponderExcluir
  2. Olá, adorei o blog! Mas me explica pq não pode a goma de mascar?? tem alguma coisa derivada de leite? eu li a embalagem e não entendi nada... a não ser pelo pequeno comentário em um chiclete da mentos que diz "este produto pode ter efeitos laxativos"... é por isso?

    Obrigada!

    ResponderExcluir